segunda-feira, 22 de junho de 2026

Enem: prazo para pagamento da taxa de inscrição termina nesta segunda-feira

 


O prazo para o pagamento do boleto da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2026 termina nesta segunda-feira (22). O valor é de R$ 85 e pode ser pago por boleto, Pix, cartão de crédito e débito em conta corrente ou poupança, a depender da instituição financeira.

Na Página do Participante, o candidato tem acesso às informações necessárias para o pagamento. A inscrição será confirmada somente após o processamento do pagamento da taxa de inscrição

Sem devolução de valor

O Inep avisa que o valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido, exceto em caso de cancelamento desta edição do Enem. Também não será devolvido o pagamento da taxa de inscrição realizado em duplicidade, nem se for enviado um valor diferente de R$ 85.

O edital público do exame esclarece que é proibido transferir o valor referente ao pagamento da taxa de inscrição do Enem para outro participante.

Isenção da taxa de inscrição do Enem

O Inep concedeu gratuidade no Enem 2026 a candidatos dos seguintes perfis:

  • alunos matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública, em 2026;
  • alunos que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola privada e que possuam renda familiar de até 1,5 salário-mínimo por pessoa;
  • estudantes participantes do programa Pé-de-Meia do Ministério da Educação (MEC).
  • pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, pertencentes a famílias de baixa renda e com registro no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico);
  • participantes que informaram na inscrição que usarão os resultados das provas para solicitar o certificado de conclusão do ensino médio e têm registro no CadÚnico.

Lista definitiva da Lei Aldir Blanc tem 25 aprovados

 


A Prefeitura Municipal, por meio do Gabinete do Prefeito e da Comissão Organizadora presidida por Alizandra de Assis Cândido Lopes, divulgou o Resultado Final da Chamada Pública 001/2026. O certame diz respeito à análise do mérito cultural para a concessão do Prêmio de Fomento à Cultura da Lei Aldir Blanc na modalidade de Ampla Concorrência.

Ao todo, a lista oficial conta com 25 proponentes aprovados (do 1º ao 25º colocado), que cumpriram todos os requisitos e atingiram a nota necessária para a aprovação direta.

Logo em seguida, aparecem 8 proponentes na condição de "Classificados" (do 26º ao 33º lugar), que permanecem na listagem regular do processo seletivo.

A seguir, a ordem com pontuação dos candidatos, inclusive os desclassificados.

Aprovados

1º Silene Maria de Lima Miguel 87

2º Michele Pereira do Carmo Oliveira 85

3º Maria Borges da Silva 78  

4º Maria Gorete da Silva 77  

5° Raimunda de Macêdo Silva 75  

6° Maria Fabyola Tatiane da Silva 73  

7° Centro Social Santa Zita 71  

8° Zilma Cavalcante de Araújo 70,5  

9° Luiz Raimundo de França 70  

10° Érika Lanny da Silva Martins 69  

11° José Ubiracir de Araújo 68  

12° Thayna Silva de Carvalho Dantas 67,5

13° Jackson Tomaz de Oliveira Silva 67  

14° João Victor da Silva Lima 67  

15° Geovana Nicholle Borges da Silva 65  

16° Tárgil da Costa Macêdo 64  

17° Joseneide de Lima Guilherme 64  

18° Amanda Layze de Oliveira Silva 64

19° Jaime Saturnino da Silva 61  

20° Cicero Edson da Silva 61  

21° Edineide Silva dos Santos de Souza 60  

22° Thaís Alessandra Medeiros da Silva 58  

23° Emmanuel da Mata Vigário 55  

24° Edson Bezerra Guimarães 54  

25° Vitoriano Bezerra de Brito 53

Classificados

26° José Jailton Dantas 52  

27° Antônio da Mata Vigário 52  

28° Matheus Lucas da Silva 51  

29° David Costa dos Santos 50  

30° Ana Lucia da Silva 50  

31° Davi Brício Silva Borges 45  

32º Luiz Fernando da Silva Vigário 42  

33° Aildo da Silva Bernardo 41  

Desclassificados

34° José Louran Guimareães Palhares

35º  Ivoneide Eloi da Silva Lira 

Fonte - PMCC

Copa 2026: Messi, Mbappé e Haaland voltam a campo nesta segunda-feira; veja horários

 


A segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026 continua nesta segunda-feira 22 com a presença de três dos principais nomes do futebol mundial. Lionel Messi, Kylian Mbappé e Erling Haaland estarão em campo por Argentina, França e Noruega, respectivamente, em confrontos que podem encaminhar a classificação de suas seleções para a próxima fase do torneio disputado nos Estados Unidos, Canadá e México.

A programação começa às 14h, com o duelo entre Argentina e Áustria pelo Grupo J. As duas equipes venceram na estreia e somam três pontos, mas os argentinos ocupam a liderança da chave pelo saldo de gols.O técnico Lionel Scaloni poderá promover mudanças na equipe. A principal novidade pode ser a entrada de Julián Álvarez entre os titulares. O atacante do Atlético de Madri iniciou a partida contra a Argélia no banco de reservas após se recuperar de uma inflamação no tornozelo esquerdo. Acionado no segundo tempo, teve boa participação e passou a ser opção para começar jogando.

A Argentina, porém, terá um desfalque confirmado. O lateral Gonzalo Montiel, do River Plate, foi diagnosticado com uma lesão leve nos músculos isquiotibiais da coxa direita e está fora da partida.

França tenta embalar após vitória na estreia

Às 18h, a França enfrenta o Iraque pelo Grupo I. Os franceses estrearam com vitória sobre Senegal, mas encontraram dificuldades para criar oportunidades durante o primeiro tempo da partida.

Na etapa final, Bradley Barcola e Kylian Mbappé marcaram os gols que garantiram os três pontos para a equipe europeia.

Com a vitória, a França também chegou aos três pontos, mas aparece atrás da Noruega na classificação por causa do saldo de gols.

Haaland lidera Noruega contra Senegal

Líder provisória do Grupo I, a Noruega entra em campo às 21h para enfrentar Senegal.

A seleção comandada dentro de campo por Erling Haaland tenta manter os 100% de aproveitamento e dar mais um passo rumo à classificação para a fase eliminatória.

A partida terá arbitragem do brasileiro Wilton Pereira Sampaio.

Jordânia e Argélia fecham a rodada

O encerramento da programação será na madrugada de segunda para terça-feira, à meia-noite, com o confronto entre Jordânia e Argélia pelo Grupo J.

As duas equipes entram em campo buscando recuperação e pontos importantes na disputa por uma vaga na próxima fase.

Confira os jogos desta segunda-feira 22

14h – Argentina x Áustria
Onde assistir: TV Globo, sportv, Globoplay, ge.globo, SBT, NSports e Cazé TV

18h – França x Iraque
Onde assistir: Cazé TV

21h – Noruega x Senegal
Onde assistir: TV Globo, sportv, Globoplay, ge.globo e Cazé TV

00h – Jordânia x Argélia
Onde assistir: TV Globo, sportv, Globoplay, ge.globo e Cazé TV

domingo, 21 de junho de 2026

Domingo de Cavalgada e almoço de São João em Cerro Corá

 



Neste domingo, 21/06 a cidade de Cerro Corá ficou movimentada com mais uma edição da Cavalgada de São João e o tradicional almoço.

A cavalgada reuniu centenas de cavaleiros e amazonas mantendo a tradição dentro da programação dos festejos do padroeiro de Cerro Corá São João Batista, o momento também é marcado por shows musicais, com Victor Costa, Camila Melo e Gledson Gavião

Ataque a tiros contra irmãos deixa um morto e outro ferido em Serra do Mel

 


Um ataque a tiros, registrado na tarde deste sábado 20 de junho de 2026, deixou um homem morto e outro ferido no município de Serra do Mel na região Oeste Potiguar. O crime aconteceu na Vila Brasília e teve como vítimas dois irmãos.

Segundo informações preliminares, Jonas Ribeiro do Nascimento, de 49 anos, e Joel Ribeiro do Nascimento, de 32 anos, estavam em casa quando foram surpreendidos por criminosos armados, que efetuaram diversos disparos contra eles.

Após serem baleados, os dois irmãos foram socorridos para o hospital local, mas Jonas Ribeiro não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu após dar entrada na unidade de saúde.

Já Joel Ribeiro do Nascimento recebeu os primeiros atendimentos e, devido à gravidade dos ferimentos, foi transferido para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, onde permanece internado.

A motivação do crime ainda é desconhecida. O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil, que buscará identificar os autores e esclarecer as circunstâncias do atentado. Com a morte de Jonas Ribeiro do Nascimento, o caso passa a ser tratado como homicídio consumado e tentativa de homicídio.

Triste realidade: Brasil tem 8,4 milhões que não sabem ler nem escrever, mais da metade no Nordeste, mostra IBGE

 


O Brasil registrou a menor taxa de analfabetismo da série histórica em 2025, mas ainda possui 8,4 milhões de pessoas com 15 anos ou mais que não sabem ler e escrever, segundo dados divulgados pelo IBGE.

A taxa nacional caiu para 4,9%, a primeira vez abaixo de 5%. Em 2016, o índice era de 6,7%, equivalente a 10,6 milhões de analfabetos.

Principais números

  • 8,4 milhões de analfabetos no país;
  • 4,9% é a taxa de analfabetismo entre pessoas com 15 anos ou mais;
  • 592 mil pessoas deixaram a condição de analfabetismo entre 2024 e 2025;
  • 57,4% dos analfabetos vivem no Nordeste;
  • 4,8 milhões de analfabetos estão na região Nordeste.

O problema é mais grave entre os idosos. A taxa de analfabetismo entre pessoas com 60 anos ou mais chegou a 13,8%, embora tenha recuado em relação aos 20,5% registrados em 2016. Essa faixa etária concentra 58% de todos os analfabetos do país.

A pesquisa também mostrou avanços na escolaridade da população brasileira:

  • 57,4% dos brasileiros com 25 anos ou mais concluíram pelo menos o ensino médio, ante 46% em 2016;
  • 21,4% possuem ensino superior completo, contra 15,4% há dez anos;
  • A média de anos de estudo subiu de 9,1 para 10,2 anos no período.

Apesar da melhora nos indicadores, o IBGE destaca a permanência de desigualdades regionais e raciais. Enquanto 64,9% das pessoas brancas concluíram a educação básica, o percentual entre pretos e pardos é de 51,3%.

Os dados também mostram que, pela primeira vez, mais da metade da população preta e parda concluiu a educação básica obrigatória.

A taxa de analfabetismo do Rio Grande do Norte ficou em 9,3% em 2025, percentual quase duas vezes maior que a média nacional, de 4,9%. Apesar disso, o estado alcançou o menor índice da série histórica e ficado abaixo de 10% pela primeira vez desde 2016. Os dados são do módulo de Educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgado nesta quinta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Inverno começa neste domingo no Brasil e terá impacto do El Niño

 


O inverno no Hemisfério Sul começou oficialmente às 5h24 deste domingo (21). A estação mais fria do ano é marcada por temperaturas baixas e dias curtos e termina em 22 de setembro, quando abre espaço para a primavera.

Este ano, no entanto, por conta do El Niño, o inverno deverá ter temperaturas mais elevadas no Brasil. O início do fenômeno foi confirmado pela Agência dos Estados Unidos para Oceanos e Atmosfera (Noaa, na sigla em inglês) 

O El Niño, que significa O Menino, em espanhol, se caracteriza pelo aquecimento da região equatorial do Oceano Pacífico. O nome foi dado por pescadores do Peru e do Equador que apelidaram o aquecimento das águas em referência ao Niño Jesus ou Menino Jesus.

"A gente pode não ter um inverno tão frio quanto a gente já teve", diz o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Melquizedek Rafael Duarte da Silva.

"O El Niño acaba criando um bloqueio, principalmente próximo a São Paulo e não permite que as frentes frias avancem tanto para a região do Sudeste e também um pouco para a região Centro-Oeste", explica.

Além de temperatura mais elevadas nessas regiões, o fenômeno pode trazer mais chuvas.

"O El Niño favorece a ocorrência de mais chuvas na região Sul, podendo causar eventos extremos de chuva, com chuva muito forte um curto período de tempo. O inverno já é um período que chove na região Sul. Com acréscimos dos efeitos do El Niño, isso pode ser agravado", diz Silva.

Fonte: Agência Brasil

Desfile do agricultor em Cerro Corá reuniu centenas de pessoas

 


Desfile do agricultor em Cerro Corá reuniu representações de comunidades rurais e da cidade, esse ano saiu do bairro Seridó em direção ao pavilhão de São João Batista onde ocorreu a missa seguida de muitos sorteios para os agricultores.



sábado, 20 de junho de 2026

Vereador Dedé de Manoel de Claudio prestigia o desfile do agricultor em Cerro Corá

 


Uma tradição que prevalece em Cerro Corá, o desfile do agricultor, uma raiz que vem crescendo ao longo do tempo o vereador Dedé de Manoel de Claudio e seus familiares mantem a tradição de prestigiar e colaborar com o evento.

Esse ano, eles mas uma vez estiveram presentes, recebendo o abraço e o carinho do homem e mulher do campo, semelhança familiar.


Muitos prêmios foram ofertados aos agricultores, divididos aos momentos de confraternização entre as famílias associados a religiosidade dos festejos de São João Batista.

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Justiça determina bloqueio de R$ 147 mil do Estado para garantir tratamento domiciliar a criança no RN

 

Tribuna do Norte

O Poder Judiciário do Rio Grande do Norte determinou o bloqueio de R$ 147.147,00 em verbas públicas estaduais para assegurar o custeio de tratamento domiciliar (home care) a uma criança com quadro de saúde grave, conforme prescrição médica. A decisão foi proferida pelo juiz José Herval Sampaio Júnior, da 1ª Vara da Comarca de Ceará-Mirim.De acordo com os autos, o bloqueio foi solicitado para garantir o cumprimento de decisão liminar anterior que determinou o fornecimento mensal, gratuito e contínuo do serviço de internação domiciliar ao paciente. Diante da negativa do Estado do Rio Grande do Norte em fornecer o tratamento, foi requerido o bloqueio dos valores necessários ao custeio.

Ao analisar o caso, o magistrado destacou que o Estado, devidamente intimado para cumprir voluntariamente a decisão, não comprovou o atendimento da ordem judicial. Assim, considerou necessária a medida para assegurar o fornecimento do tratamento pelo período de três meses, no valor total de R$ 147.147,00.

O juiz ressaltou que a jurisprudência brasileira, inclusive do Superior Tribunal de Justiça (STJ), admite o bloqueio de verbas públicas para cumprimento de decisão judicial, especialmente em casos relacionados ao direito à saúde e ao fornecimento de medicamentos ou tratamentos.

Com base nesse entendimento, o magistrado deferiu o pedido e determinou o bloqueio do valor, a ser destinado à empresa responsável pela prestação do serviço de home care ao paciente menor de idade.