Mostrando postagens com marcador NOTÍCIA. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador NOTÍCIA. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Vereador Dedé de Manoel de Claudio participa do Curso “Eleitoral em Foco”

 


É nesta quinta, 25, o vereador Dedé de Manoel de Claudio participou na cidade de Lagoa Nova da edição do Curso “Eleitoral em Foco”, que neste ano teve como tema “Descomplicando a Pré-Campanha”.

O evento foi promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB-RN), em parceria com a Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM-RN) e a Câmara Municipal de Lagoa Nova.

A programação contou com diversas palestras voltadas à preparação de agentes políticos, advogados, assessores, estudantes e interessados no Processo Eleitoral de 2026. Objetivo do curso foi esclarecer as principais dúvidas sobre a pré-campanha eleitoral, abordando, de forma prática e acessível, os limites e as oportunidades previstos pela legislação eleitoral.

Cerro Corá contou com diversos representantes neste evento

Caern informa que terá nova fatura a partir de julho; veja o que muda para os consumidores

 


Os clientes da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) passarão a receber, a partir de 1º de julho de 2026, uma nova versão da fatura de água e esgoto. A alteração atende às exigências da Reforma Tributária e será adotada por todas as empresas de saneamento do país. Segundo a Caern, a mudança não representa nenhum custo adicional para os consumidores. Os valores cobrados continuarão os mesmos, assim como as formas de pagamento já utilizadas atualmente, incluindo PIX, código de barras, lotéricas, agências bancárias e demais canais disponíveis.

Mais transparência nas informações

A principal novidade está no layout da conta, que passará a apresentar de forma mais clara e organizada as contribuições e encargos que compõem a tarifa dos serviços. O documento informará tanto os valores quanto os percentuais de cada item. Além disso, a fatura passará a funcionar como uma Nota Fiscal de Água e Saneamento (NFag), documento com validade jurídica e integrado diretamente à Secretaria Estadual da Fazenda. De acordo com o gerente comercial central da Caern, Diego Freitas, a mudança tem como objetivo facilitar a compreensão da cobrança pelos clientes. "A nossa fatura vai ter as contribuições descritas, tanto o valor quanto o percentual. Além disso, itens que já existiam vão ficar melhores organizados, facilitando a leitura para o cliente. Em relação ao pagamento, não altera nada", explicou.

Atualização cadastral é recomendada

A companhia também orienta os consumidores a manterem os dados cadastrais atualizados para garantir a emissão correta da Nota Fiscal de Água e Saneamento e facilitar o acesso aos serviços oferecidos pela empresa.

A atualização é gratuita e pode ser realizada por meio do WhatsApp (84) 98118-8400, pelo aplicativo Caern Mobile, pelo telefone 115, na Agência Virtual, nos escritórios de atendimento da companhia e nas Centrais do Cidadão.

O que muda na fatura da Caern?

  • Novo layout da conta de água e esgoto;
  • Exibição detalhada das contribuições e encargos;
  • Informações sobre valores e percentuais dos tributos;
  • Transformação da fatura em Nota Fiscal de Água e Saneamento (NFag);
  • Maior transparência e segurança para o consumidor.

O que permanece igual?

  • Valor da tarifa não sofre alteração;
  • Não haverá cobrança adicional;
  • PIX, código de barras, bancos e lotéricas continuam aceitos;
  • Demais canais de pagamento seguem funcionando normalmente.

Após CNH do Brasil, exames práticos de direção crescem 23,5% e batem recorde em 2026

 


Nos primeiros cinco meses de 2026, o Brasil registrou um recorde em testes práticos de direção veicular. Foram realizados 2.280.021 exames, um aumento de 23,5% em comparação com o mesmo período de 2025, quando houve 1.845.694 avaliações.

O índice é o melhor já registrado na série histórica considerando os primeiros cinco meses do ano. Os dados revelam a capacidade técnica e operacional dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) em realizar os exames práticos necessários para a conclusão do processo de habilitação, ao mesmo tempo em que houve a expansão do número de candidatos e de cursos realizados.

O recorde alcançado evidencia que a modernização promovida pelo Programa CNH do Brasil não eliminou controles e nem reduziu a importância da avaliação pública. Pelo contrário, ampliou o acesso ao processo de habilitação e exigiu maior capacidade de resposta dos órgãos estaduais responsáveis pela aplicação dos exames. Mesmo diante do aumento da demanda, os órgãos estaduais ampliaram a capacidade de atendimento e evitaram filas na fase final do processo de habilitação.

O exame prático de direção é uma etapa essencial da formação de novos condutores. É nessa fase que o candidato à habilitação deve comprovar que está apto a conduzir um veículo com segurança.

Cursos práticos

Os dados dos Detrans também mostram um aumento na realização de cursos práticos de direção veicular. Entre janeiro e maio de 2026, foram registradas 2.343.393 instruções, um crescimento de 20% em relação ao ano anterior. O aumento simultâneo dos cursos e dos exames demonstra maior movimentação em toda a cadeia de formação.

O desempenho dos Detrans é fundamental para transformar o aumento do número de candidatos em novas habilitações. Entre janeiro e maio, o país emitiu 1.138.190 CNHs — o maior resultado da história para o período.

Os números mostram que os órgãos estaduais ampliaram a capacidade de atendimento, reduziram filas e aceleraram a conclusão dos processos de habilitação, contribuindo para ampliar o acesso à CNH em todo o País.

MPRN recomenda revisão de edital de concurso para policial penal do RN e pede análise de vagas por gênero

 


O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou que o Governo do Estado avalie a possibilidade de dividir as vagas por gênero no concurso para policial penal.

A recomendação foi enviada à Secretaria de Estado da Administração (Sead), que terá 10 dias para informar se vai acatar a orientação e quais medidas poderão ser adotadas. Segundo o MPRN, a questão precisa ser analisada porque os policiais penais realizam atividades que envolvem contato direto com os presos, como revistas e conduções. Pela legislação, esses procedimentos devem ser feitos, em regra, por servidores do mesmo gênero da pessoa privada de liberdade. O órgão destacou que a definição das vagas deve levar em conta as necessidades do sistema prisional. Entre os exemplos citados estão a abertura de novas unidades femininas, espaços destinados à população transfeminina e o reforço de equipes que atuam em presídios masculinos.

O Ministério Público também apontou que o concurso anterior para o cargo, realizado em 2017, teve divisão de vagas por gênero. Na época, 79% das vagas foram destinadas a homens e 21% a mulheres. Além disso, um levantamento feito pelo órgão mostrou que 17 dos 24 concursos para policial penal analisados em outros estados também adotaram esse modelo.

Dados do sistema penitenciário estadual indicam que o Rio Grande do Norte tem 8.277 pessoas presas. Desse total, 95% são homens e 5% são mulheres. Já o quadro atual de policiais penais conta com 1.381 servidores, sendo 77% homens e 23% mulheres.

De acordo com o MPRN, o processo de abertura do novo concurso não apresentou uma justificativa detalhada para a decisão de não separar as vagas por gênero no edital. Por isso, o órgão recomenda que o tema seja discutido pela comissão organizadora antes de uma definição final.

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Janja vem a Natal na sexta para ato de enfrentamento à violência contra a mulher

 


A primeira-dama do País, Janja da Silva, desembarca em Natal na próxima sexta-feira 26 para participar de um ato voltado ao enfrentamento da violência contra a mulher. A atividade integra uma mobilização nacional do Governo Federal para fortalecer nos estados as ações do Pacto Brasil Contra o Feminicídio, iniciativa lançada em fevereiro deste ano pelos Três Poderes para ampliar políticas de prevenção, proteção e combate à violência de gênero.

No Rio Grande do Norte, o encontro está previsto para ocorrer a partir das 17h em um auditório da Arena das Dunas. Convocado pelo PT potiguar com o tema “Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência”, o evento deve reunir lideranças políticas, representantes de movimentos sociais, juventudes e organizações ligadas à defesa dos direitos das mulheres.Em publicação nas redes sociais, o partido destacou que o objetivo é fortalecer a mobilização em torno da pauta. “Mulheres com Lula, unidas pelo fim da violência. Nesta quinta-feira, vamos nos reunir para fortalecer uma luta que mobiliza e transforma vidas: o enfrentamento à violência contra as mulheres”, diz a convocação divulgada pela legenda. O texto acrescenta que o encontro servirá para reafirmar compromissos com mais direitos, proteção, respeito e igualdade para as mulheres.

A agenda em Natal faz parte de uma série de compromissos que Janja cumprirá no Norte e no Nordeste ao longo da semana. Antes de chegar ao Rio Grande do Norte, a primeira-dama participa de atividades no Pará, nesta quarta-feira 24, e no Ceará, na quinta-feira 25. A estratégia do Governo Federal é ampliar a articulação com estados e municípios, aprofundar o debate sobre as causas da violência de gênero e incentivar a implementação de políticas públicas voltadas à proteção das mulheres.

Segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, mais de 630 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil somente neste ano. O Governo Federal afirma que houve redução de 11% nos registros dos meses de abril e maio em comparação com o mesmo período do ano passado. A avaliação do Executivo é que os números coincidem com a implementação do pacto nacional lançado em fevereiro e que a ampliação das ações nos estados pode acelerar ainda mais a queda dos índices.

Eleições

Além do caráter institucional voltado ao enfrentamento da violência contra a mulher, a visita também tem potencial impacto político-eleitoral. A presença da primeira-dama ocorre em um momento de intensificação das articulações eleitorais para 2026. O grupo político alinhado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Rio Grande do Norte trabalha atualmente com a pré-candidatura de Cadu Xavier (PT) ao Governo do Estado e com as pré-candidaturas de Samanda Alves (PT) e Rafael Motta (PDT) ao Senado Federal.

A convocação do PT para o ato de sexta-feira destaca, além das imagens de Janja e de Samanda, as fotos da governadora Fátima Bezerra (PT) e de outras lideranças de esquerda no RN, como a deputada federal Natália Bonavides (PT), as deputadas estaduais Divaneide Basílio (PT), Isolda Dantas (PT) e Eudiane Macedo (PV), as vereadoras de Natal Brisa Bracchi (PT) e Thabatta Pimenta (PV) e a vereadora de Mossoró Marleide Cunha (PT). Todas deverão ser candidatas no pleito deste ano.

Agorarn

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Lista definitiva da Lei Aldir Blanc tem 25 aprovados

 


A Prefeitura Municipal, por meio do Gabinete do Prefeito e da Comissão Organizadora presidida por Alizandra de Assis Cândido Lopes, divulgou o Resultado Final da Chamada Pública 001/2026. O certame diz respeito à análise do mérito cultural para a concessão do Prêmio de Fomento à Cultura da Lei Aldir Blanc na modalidade de Ampla Concorrência.

Ao todo, a lista oficial conta com 25 proponentes aprovados (do 1º ao 25º colocado), que cumpriram todos os requisitos e atingiram a nota necessária para a aprovação direta.

Logo em seguida, aparecem 8 proponentes na condição de "Classificados" (do 26º ao 33º lugar), que permanecem na listagem regular do processo seletivo.

A seguir, a ordem com pontuação dos candidatos, inclusive os desclassificados.

Aprovados

1º Silene Maria de Lima Miguel 87

2º Michele Pereira do Carmo Oliveira 85

3º Maria Borges da Silva 78  

4º Maria Gorete da Silva 77  

5° Raimunda de Macêdo Silva 75  

6° Maria Fabyola Tatiane da Silva 73  

7° Centro Social Santa Zita 71  

8° Zilma Cavalcante de Araújo 70,5  

9° Luiz Raimundo de França 70  

10° Érika Lanny da Silva Martins 69  

11° José Ubiracir de Araújo 68  

12° Thayna Silva de Carvalho Dantas 67,5

13° Jackson Tomaz de Oliveira Silva 67  

14° João Victor da Silva Lima 67  

15° Geovana Nicholle Borges da Silva 65  

16° Tárgil da Costa Macêdo 64  

17° Joseneide de Lima Guilherme 64  

18° Amanda Layze de Oliveira Silva 64

19° Jaime Saturnino da Silva 61  

20° Cicero Edson da Silva 61  

21° Edineide Silva dos Santos de Souza 60  

22° Thaís Alessandra Medeiros da Silva 58  

23° Emmanuel da Mata Vigário 55  

24° Edson Bezerra Guimarães 54  

25° Vitoriano Bezerra de Brito 53

Classificados

26° José Jailton Dantas 52  

27° Antônio da Mata Vigário 52  

28° Matheus Lucas da Silva 51  

29° David Costa dos Santos 50  

30° Ana Lucia da Silva 50  

31° Davi Brício Silva Borges 45  

32º Luiz Fernando da Silva Vigário 42  

33° Aildo da Silva Bernardo 41  

Desclassificados

34° José Louran Guimareães Palhares

35º  Ivoneide Eloi da Silva Lira 

Fonte - PMCC

domingo, 21 de junho de 2026

Domingo de Cavalgada e almoço de São João em Cerro Corá

 



Neste domingo, 21/06 a cidade de Cerro Corá ficou movimentada com mais uma edição da Cavalgada de São João e o tradicional almoço.

A cavalgada reuniu centenas de cavaleiros e amazonas mantendo a tradição dentro da programação dos festejos do padroeiro de Cerro Corá São João Batista, o momento também é marcado por shows musicais, com Victor Costa, Camila Melo e Gledson Gavião

Triste realidade: Brasil tem 8,4 milhões que não sabem ler nem escrever, mais da metade no Nordeste, mostra IBGE

 


O Brasil registrou a menor taxa de analfabetismo da série histórica em 2025, mas ainda possui 8,4 milhões de pessoas com 15 anos ou mais que não sabem ler e escrever, segundo dados divulgados pelo IBGE.

A taxa nacional caiu para 4,9%, a primeira vez abaixo de 5%. Em 2016, o índice era de 6,7%, equivalente a 10,6 milhões de analfabetos.

Principais números

  • 8,4 milhões de analfabetos no país;
  • 4,9% é a taxa de analfabetismo entre pessoas com 15 anos ou mais;
  • 592 mil pessoas deixaram a condição de analfabetismo entre 2024 e 2025;
  • 57,4% dos analfabetos vivem no Nordeste;
  • 4,8 milhões de analfabetos estão na região Nordeste.

O problema é mais grave entre os idosos. A taxa de analfabetismo entre pessoas com 60 anos ou mais chegou a 13,8%, embora tenha recuado em relação aos 20,5% registrados em 2016. Essa faixa etária concentra 58% de todos os analfabetos do país.

A pesquisa também mostrou avanços na escolaridade da população brasileira:

  • 57,4% dos brasileiros com 25 anos ou mais concluíram pelo menos o ensino médio, ante 46% em 2016;
  • 21,4% possuem ensino superior completo, contra 15,4% há dez anos;
  • A média de anos de estudo subiu de 9,1 para 10,2 anos no período.

Apesar da melhora nos indicadores, o IBGE destaca a permanência de desigualdades regionais e raciais. Enquanto 64,9% das pessoas brancas concluíram a educação básica, o percentual entre pretos e pardos é de 51,3%.

Os dados também mostram que, pela primeira vez, mais da metade da população preta e parda concluiu a educação básica obrigatória.

A taxa de analfabetismo do Rio Grande do Norte ficou em 9,3% em 2025, percentual quase duas vezes maior que a média nacional, de 4,9%. Apesar disso, o estado alcançou o menor índice da série histórica e ficado abaixo de 10% pela primeira vez desde 2016. Os dados são do módulo de Educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgado nesta quinta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Inverno começa neste domingo no Brasil e terá impacto do El Niño

 


O inverno no Hemisfério Sul começou oficialmente às 5h24 deste domingo (21). A estação mais fria do ano é marcada por temperaturas baixas e dias curtos e termina em 22 de setembro, quando abre espaço para a primavera.

Este ano, no entanto, por conta do El Niño, o inverno deverá ter temperaturas mais elevadas no Brasil. O início do fenômeno foi confirmado pela Agência dos Estados Unidos para Oceanos e Atmosfera (Noaa, na sigla em inglês) 

O El Niño, que significa O Menino, em espanhol, se caracteriza pelo aquecimento da região equatorial do Oceano Pacífico. O nome foi dado por pescadores do Peru e do Equador que apelidaram o aquecimento das águas em referência ao Niño Jesus ou Menino Jesus.

"A gente pode não ter um inverno tão frio quanto a gente já teve", diz o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Melquizedek Rafael Duarte da Silva.

"O El Niño acaba criando um bloqueio, principalmente próximo a São Paulo e não permite que as frentes frias avancem tanto para a região do Sudeste e também um pouco para a região Centro-Oeste", explica.

Além de temperatura mais elevadas nessas regiões, o fenômeno pode trazer mais chuvas.

"O El Niño favorece a ocorrência de mais chuvas na região Sul, podendo causar eventos extremos de chuva, com chuva muito forte um curto período de tempo. O inverno já é um período que chove na região Sul. Com acréscimos dos efeitos do El Niño, isso pode ser agravado", diz Silva.

Fonte: Agência Brasil

Desfile do agricultor em Cerro Corá reuniu centenas de pessoas

 


Desfile do agricultor em Cerro Corá reuniu representações de comunidades rurais e da cidade, esse ano saiu do bairro Seridó em direção ao pavilhão de São João Batista onde ocorreu a missa seguida de muitos sorteios para os agricultores.



sábado, 20 de junho de 2026

Vereador Dedé de Manoel de Claudio prestigia o desfile do agricultor em Cerro Corá

 


Uma tradição que prevalece em Cerro Corá, o desfile do agricultor, uma raiz que vem crescendo ao longo do tempo o vereador Dedé de Manoel de Claudio e seus familiares mantem a tradição de prestigiar e colaborar com o evento.

Esse ano, eles mas uma vez estiveram presentes, recebendo o abraço e o carinho do homem e mulher do campo, semelhança familiar.


Muitos prêmios foram ofertados aos agricultores, divididos aos momentos de confraternização entre as famílias associados a religiosidade dos festejos de São João Batista.

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Justiça determina bloqueio de R$ 147 mil do Estado para garantir tratamento domiciliar a criança no RN

 

Tribuna do Norte

O Poder Judiciário do Rio Grande do Norte determinou o bloqueio de R$ 147.147,00 em verbas públicas estaduais para assegurar o custeio de tratamento domiciliar (home care) a uma criança com quadro de saúde grave, conforme prescrição médica. A decisão foi proferida pelo juiz José Herval Sampaio Júnior, da 1ª Vara da Comarca de Ceará-Mirim.De acordo com os autos, o bloqueio foi solicitado para garantir o cumprimento de decisão liminar anterior que determinou o fornecimento mensal, gratuito e contínuo do serviço de internação domiciliar ao paciente. Diante da negativa do Estado do Rio Grande do Norte em fornecer o tratamento, foi requerido o bloqueio dos valores necessários ao custeio.

Ao analisar o caso, o magistrado destacou que o Estado, devidamente intimado para cumprir voluntariamente a decisão, não comprovou o atendimento da ordem judicial. Assim, considerou necessária a medida para assegurar o fornecimento do tratamento pelo período de três meses, no valor total de R$ 147.147,00.

O juiz ressaltou que a jurisprudência brasileira, inclusive do Superior Tribunal de Justiça (STJ), admite o bloqueio de verbas públicas para cumprimento de decisão judicial, especialmente em casos relacionados ao direito à saúde e ao fornecimento de medicamentos ou tratamentos.

Com base nesse entendimento, o magistrado deferiu o pedido e determinou o bloqueio do valor, a ser destinado à empresa responsável pela prestação do serviço de home care ao paciente menor de idade.

Leilão do Detran-RN tem motos a partir de R$ 800 e carros por R$ 3,2 mil

 


O Detran-RN abriu um novo leilão com 85 lotes de veículos e sucatas, com lances iniciais a partir de R$ 800 para motos e R$ 3,2 mil para carros.

A disputa será realizada na próxima terça-feira (23), a partir das 10h, de forma totalmente online, por meio do site da Lance Certo Leilões. Do total, são 49 lotes de veículos aptos à recuperação e retorno à circulação e 36 lotes de sucatas.

Os bens foram removidos por infrações de trânsito ou abandono e estão armazenados em pátios credenciados nos municípios de Caicó, Mossoró e São Gonçalo do Amarante.

Para participar, é necessário realizar cadastro no portal da leiloeira com pelo menos 72 horas de antecedência. Podem participar pessoas físicas maiores de 18 anos e empresas.

Os lotes de sucata, no entanto, só podem ser arrematados por empresas de desmontagem credenciadas, conforme a legislação vigente.

Proprietários ainda podem recuperar os veículos antes do leilão. Para isso, é necessário procurar a Comissão de Leilão do órgão, em Natal, mediante agendamento pelo Portal de Serviços do Detran.

Visitação aos veículos nas cidades

A visitação aos veículos será permitida nos dias 19 e 22, das 8h às 16h, em três locais diferentes.

Em Caicó, os lotes de 1 a 18 estão disponíveis na RN-288, km 1,1, zona rural.

Em Mossoró, os lotes de 19 a 33 podem ser vistos no pátio da Avenida Centenária, nº 1.000, no bairro Aeroporto I.

Já em São Gonçalo do Amarante, os lotes a partir do número 34 estão localizados na Avenida Ruy Pereira dos Santos, nº 2.565, no bairro Olho D’Água.

Segundo o Detran-RN, durante a visitação será permitida apenas a observação visual dos bens, sem manuseio, testes mecânicos ou registros em foto e vídeo.

Hospital Walfredo Gurgel recebe novo tomógrafo e amplia capacidade de exames

 


O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, principal unidade de urgência e emergência do Rio Grande do Norte, recebeu nesta quarta-feira 17 um novo tomógrafo. O equipamento foi adquirido pelo Ministério da Saúde e está em fase de instalação para entrar em operação nos próximos dias.

Com capacidade para realizar aproximadamente 4.500 exames por mês, o novo aparelho deverá ampliar a capacidade de diagnóstico da unidade e reduzir a necessidade de transferência de pacientes para outros hospitais. O Walfredo Gurgel já conta com um tomógrafo em funcionamento desde dezembro de 2025.A chegada do equipamento ocorre em meio ao processo de renovação do parque tecnológico do hospital, que enfrentou problemas recorrentes com os aparelhos antigos nos últimos anos. A unidade é referência para atendimentos de alta complexidade e recebe pacientes de todas as regiões do estado.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o novo tomógrafo contribuirá para dar maior agilidade à realização de exames de imagem, fundamentais para o atendimento de pacientes vítimas de traumas, acidentes e outras situações de urgência.

"O novo tomógrafo do Walfredo Gurgel é de grande importância porque chega para atender ao maior hospital do estado do Rio Grande do Norte, que realiza uma média de 180 tomografias por dia, por ser um hospital de referência de politrauma", afirma o secretário estadual de saúde, Alexandre Motta.

A expectativa é de que, após a conclusão da instalação e dos testes operacionais, o equipamento passe a integrar a rotina do centro de imagens da unidade, ampliando a oferta de exames para a população.

Histórico de falhas levou à renovação dos equipamentos

A substituição dos tomógrafos do Hospital Walfredo Gurgel foi anunciada pelo Governo do Estado em novembro de 2025, após uma sequência de problemas nos equipamentos então utilizados pela unidade.

Na época, os dois aparelhos, com nove e 15 anos de uso, realizavam cerca de 180 exames por dia, mas apresentavam falhas frequentes. Em um intervalo de dois meses, os equipamentos ficaram indisponíveis em três ocasiões, obrigando a transferência de pacientes para os hospitais Giselda Trigueiro, em Natal, e Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim, além da utilização de serviços contratados da rede privada.

Para enfrentar a situação, o Governo do Estado anunciou a compra de um novo tomógrafo por R$ 2,9 milhões, por meio de adesão a uma ata de registro de preços do Estado do Tocantins, além da locação emergencial de outro equipamento pelo valor de R$ 75 mil mensais.

Primeiro equipamento chegou em dezembro de 2025

O primeiro passo da renovação ocorreu em dezembro de 2025, quando o Hospital Walfredo Gurgel recebeu um tomógrafo alugado pelo Governo do Estado.

O aparelho substituiu um dos equipamentos antigos e foi instalado após reforma estrutural e adequações elétricas na sala do centro de imagens. Na ocasião, o secretário estadual de Saúde, Alexandre Motta, afirmou que a medida garantiria a continuidade dos atendimentos e ajudaria a resolver os problemas enfrentados pelo hospital.

Com a chegada do novo tomógrafo doado pelo Ministério da Saúde, o Walfredo passa a contar com dois equipamentos renovados, fortalecendo a estrutura de exames da principal unidade hospitalar da rede estadual.

Agorarn

quinta-feira, 18 de junho de 2026

Atrações do XXII Festival de Inverno de Cerro Corá, será divulgado

 


O Festival de Inverno de Cerro Corá já tem data confirmada para este ano de 2026 e será entre os dias 7 e 9 de agosto. O prefeito Maciel Freire prometeu para dia 23 de junho, durante o Pavilhão de São João Batista apresentar as atrações do evento.

Para acompanhar a divulgação da grade oficial de shows, novidades sobre a infraestrutura e os detalhes da programação cultural de 2026 siga-me: Instagram

Dedé de M. de Claudio prestigia apresentações das quadrilha no pavilhão de São João Batista em Cerro Corá

 


O vereador Dedé de Manoel de Claudio esteve prestigiando as apresentações das quadrilha no pavilhão de São João Batista em Cerro Corá, noite especial com a prata da casa Quadrilha Junina " Tradição Nordeste" composta por jovens do município.

Participar das festividades juninas sempre foi um dos momentos esperados pelo vereador e seus familiares que também são colaboradores, Dedé afirma que os momentos culturais devem ser sempre vividos nas festividades do padroeiro, pois atraia as famílias para frequentarem o pavilhão após as novenas, com isso as quermesses ficam mais rentáveis.

INSS: beneficiários podem contestar descontos indevidos até este sábado. Veja detalhes

 


O prazo para que aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contestem descontos associativos não autorizados em seus benefícios termina nesta semana. A contestação pode ser feita até o dia 20 de junho e é obrigatória para aderir ao acordo de ressarcimento oferecido pelo Governo do Brasil. Até agora, mais de R$3,2 bilhões foram devolvidos a 4,7 milhões de beneficiários em todo o Brasil.

Depois que a contestação for aprovada, os beneficiários poderão aderir ao acordo para receber administrativamente os valores descontados. Ao fechar o acordo, os segurados recebem na conta os valores corrigidos em até três dias úteis. Mesmo após o término do prazo de contestação, ainda será possível aderir ao acordo de ressarcimento. Quem perder o prazo para contestar, não poderá aderir ao acordo.

Para ter direito à devolução de valores descontados entre março de 2020 e março de 2025, o segurado deve:

  • Verificar sua situação: confirmar se houveram descontos indevidos pelo aplicativo ou site Meu INSS; pela Central 135 ou nas Agências dos Correios.
  • Contestar o desconto: informar ao INSS sobre a cobrança não autorizada pelo aplicativo ou site Meu INSS, ou nas agências dos Correios.
  • Aguardar a análise: a entidade associativa tem até 15 dias úteis para se manifestar.
  • Aderir ao acordo: se a entidade não responder ou apresentar documentação irregular (como assinatura falsa), o sistema libera a opção de adesão para o recebimento do valor. A adesão ao acordo de ressarcimento pode ser feita somente pelo Meu INSS ou nos Correios.

Para indígenas, quilombolas e idosos com mais de 80 anos, o ressarcimento é feito de forma automática na folha de pagamento, sem necessidade de adesão manual.

Atenção contra golpes

  • O INSS não envia links ou SMS solicitando dados pessoais;
  • O Instituto não cobra taxas nem utiliza intermediários para o ressarcimento;
  • Toda a comunicação oficial ocorre apenas pelo Meu INSS, site gov.br/inss , Central 135 e Correios.

terça-feira, 16 de junho de 2026

Segurança pública do RN é motivo de preocupação nas eleições de 2026

 


O atentado contra o vereador de Mossoró e pré-candidato a deputado federal Cabo Deyvison é algo que precisa gerar preocupação em todo estado. O caso acontece em um momento de intensa movimentação política para as eleições de 2026 e levanta questionamentos sobre a segurança pública no Rio Grande do Norte. Veja no vídeo abaixo:

Cabo Deyvison, que é um dos principais adversários políticos do grupo liderado pelo prefeito Alysson Bezerra em Mossoró, foi atacado enquanto realizava uma transmissão ao vivo. Durante a ação criminosa, um assessor que o acompanhava foi atingido e morreu. 

Agora, cabe às forças de segurança dar uma resposta rápida e esclarecer as circunstâncias do atentado, identificando os responsáveis e a motivação do crime. A gravidade do episódio exige uma investigação rigorosa e transparente.

 Blog do Gustavo Negreiros.

Projeto de Lei de autoria do ver. Dedé de Manoel de Claudio denomina rua em homenagem a Josefa Maria de Oliveira


O Vereador Jose Maria Gomes, Dedé de Manoel de Claudio apresentou para ser submetido ao Plenário da Câmara Municipal de Cerro Corá/RN, conforme dispõe o Regimento Interno da Casa Legislativa, o seguinte:

PROJETO DE LEI Nº 006/2026

ALTERA A DENOMINAÇÃO DA RUA: PROJETADA, BAIRRO TANCREDO NEVES, CERRO CORÁ/RN, E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS.

O Prefeito Municipal de Cerro Corá, Estado do Rio Grande do Norte, no uso de suas atribuições legais

e atendendo proposição de iniciativa do Poder Legislativo Municipal apresentado na conformidade dos Artigos 43, inciso I, e 29, inciso XIII, ambos da Lei Orgânica Municipal,

Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º - Fica alterada a denominação da Rua: Projetada, situada no bairro Tancredo Neves, Cerro Corá/RN, que passa a ser denominada de Rua: Josefa Maria de Oliveira.

Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário.

Cerro Corá/RN, 10 de Junho de 2026.

José Maria Gomes

BIOGRAFIA

Hoje, prestamos uma justa e merecida homenagem à senhora Josefa Maria de Oliveira, mulher de origem simples, trabalhadora e exemplo de dedicação à família e à comunidade. Nascida em 15 de outubro de 1950, no município de Cerro Corá, Rio Grande do Norte, era filha de Manoel Borges da Silva e Francisca Maria da Conceição. Desde cedo, aprendeu os valores do trabalho, da honestidade e da perseverança, princípios que nortearam toda a sua trajetória de vida.

Ao lado de seu esposo, João Joaquim de Oliveira, construiu uma família alicerçada no amor, no respeito e na união. Dessa união nasceram cinco filhos: Maria das Vitórias, Francisca Maria, Cícera Maria, Adriano e Raimundo. Com o passar dos anos, sua família foi ampliada com a chegada de 12 netos(as) e 3 bisnetos(as), que herdaram seus ensinamentos, valores e exemplo de vida. Mulher forte, guerreira e batalhadora, dedicou-se à agricultura e também ao árduo trabalho de quebrar pedras ao lado dos filhos, contribuindo de forma decisiva para o sustento da família. Enfrentou as dificuldades da vida com coragem, determinação e dignidade, tornando-se uma referência de força e superação para todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. Sua história está profundamente ligada à comunidade e ao local que hoje recebe seu nome. O terreno onde se encontra a via pública homenageada pertenceu ao seu pai, Manoel Borges da Silva, fato que fortalece os laços históricos e afetivos da família com esta área e confere ainda mais significado à presente homenagem.

Em 12 de julho de 2019, Josefa Maria de Oliveira partiu para a eternidade, deixando saudades entre familiares, amigos e toda a comunidade. Seu legado de trabalho, honestidade, solidariedade e amor ao próximo permanece vivo na memória daqueles que conviveram com ela. Ao denominar esta via pública como Rua Josefa Maria de Oliveira, o município reconhece e eterniza a trajetória de uma mulher que honrou suas origens, valorizou sua família e contribuiu, por meio de seu exemplo de vida, para a construção e fortalecimento da comunidade.

Que a Rua Josefa Maria de Oliveira permaneça como símbolo de respeito, gratidão e reconhecimento, inspirando as atuais e futuras gerações a preservarem os valores que marcaram sua história.

José Maria Gomes 

Vereador 

segunda-feira, 15 de junho de 2026

INSS informa pelo WhatsApp cidadãos que possuem agendamento para o BPC

 


A partir desta segunda-feira (15), os cidadãos que solicitaram o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e, por isso, possuem uma Avaliação Social agendada no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), terão a comunicação sobre as informações do atendimento ampliadas por meio de mensagem enviada pelo WhatsApp do Governo do Brasil. A medida busca reduzir faltas aos atendimentos e garantir que os requerentes acompanhem de forma mais simples as etapas de seus requerimentos.

Na mensagem constarão as seguintes informações:

• Confirmação do agendamento da Avaliação Social;
• Data, horário e local do atendimento;
• Avisos de proximidade da data agendada;
• Orientações importantes para comparecimento ao atendimento;

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é destinado a pessoas idosas com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência que estejam em situação de vulnerabilidade social. Diferentemente da aposentadoria, o BPC não exige contribuição prévia ao INSS e garante o pagamento de um salário mínimo mensal para quem comprovar baixa renda familiar e atender aos critérios previstos em lei.

Para ter acesso, é necessário estar inscrito e com os dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico). O pedido pode ser realizado pelo Meu INSS e telefone 135.

Cuidado com golpes

O usuário deve sempre desconfiar de qualquer mensagem recebida fora da plataforma Gov.br que solicite acesso para verificar saldos ou atualizar dados. O Governo do Brasil não solicita dados pessoais, como CPF e endereço, nem realiza cobranças ou pedidos de pagamento via WhatsApp.

A autenticidade da informação é garantida pelo selo azul de conta verificada (selo de conta verificada) da conta do Governo do Brasil no WhatsApp e, também, pelo recebimento da mesma mensagem diretamente na caixa postal do aplicativo gov.br .

por Wllana Dantas