As novas regras de check-in e check-out para meios de hospedagem já entraram em vigor, conforme portaria do Ministério do Turismo. As normas passam a regulamentar oficialmente práticas relacionadas ao tempo de diária, horários de entrada e saída e rotina de limpeza em hotéis, pousadas e flats.
De acordo com a portaria, o preço das diárias segue sendo calculado com base em 24 horas. No entanto, os estabelecimentos podem utilizar até três horas desse período para a realização de serviços de higienização dos quartos. Na prática, isso garante ao hóspede a permanência mínima de 21 horas no local, considerando os dias de entrada e saída.
Como exemplo, se o check-in for permitido a partir das 15h, o check-out não pode ocorrer antes do meio-dia do dia seguinte. O Ministério do Turismo informou que a mesma regra se aplica durante a estadia. Nesse caso, o hóspede pode optar por dispensar a limpeza, desde que essa decisão não comprometa as condições sanitárias do estabelecimento
As normas determinam que a limpeza deve incluir, no mínimo, higienização completa do quarto, troca de roupas de cama e de toalhas. Os hotéis continuam tendo autonomia para definir os horários de check-in, check-out e limpeza, mas passam a ser obrigados a informar essas regras no momento da reserva. A exigência também vale para agências e plataformas que atuam como intermediárias.

Nenhum comentário:
Postar um comentário